Adutoras interligam cidade e garantem água potável para os próximos 15 anos

Publicada em 19/03/2012

SAAET prevê novos investimentos para melhorar a distribuição de água

Uma adutora de oito polegadas de diâmetro que está sendo construída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga (SAAET) beneficiará e melhorará o abastecimento de água em diversos bairros da cidade, entre eles Jardim Sobral, Santa Cruz (antiga Cecap) e Vinícius de Morais. A adutora terá 3.100 metros de comprimento e ligará a ETA – Estação de Tratamento de Água, que fica junto à sede do SAAET, na área central, ao Centro de Abastecimento (reservatório) do populoso Jardim Micalli.

A autarquia já havia concluído uma rede de adutora de 4.000 metros permitindo o abastecimento das partes alta e baixa do Jardim São Sebastião, incluindo os bairros Taquarão, Ribeirãozinho e a própria Talavasso. Com isso, operando com três poços profundos (Laranjeiras, Talavasso e Micalli), o SAAET “fecha” o anel viário de abastecimento de água potável na cidade – totalmente interligada por regiões. O objetivo é que Taquaritinga fique livre da falta de água pelo menos nos próximos 15 anos.

Conforme o superintendente da autarquia, engenheiro Manoel Silveira Bueno, o investimento apenas nessa obra foi de R$ 400 mil. A água captada e tratada na ETA será enviada por gravidade até o reservatório do Jardim Micalli, onde vai ser redistribuída para os demais reservatórios. A medida proporcionará uma economia de energia em torno de 15%, cerca R$ 20 mil por mês. Recalques e poços pequenos que produzem pouca água serão desligados, ficando apenas para eventualidade ou emergência. Isso permitirá que a água vá com abundância (e qualidade) por gravidade do ponto alto para a parte baixa. Com a medida e a economia de energia elétrica, o SAAET poderá fazer novos investimentos para melhorar ainda mais a distribuição de água em Taquaritinga.

Segundo Manoel Bueno, “estamos adotando este plano de ação para que toda a população possa ter água sem interrupção, em quantidade e mantendo o mesmo padrão de qualidade em suas residências e com isso se beneficiar dela a um custo menor”. O superintendente do SAAET informa que todos esses investimentos no conjunto de obras estão sendo feitos com recursos próprios e aproveita para agradecer o empenho dos funcionários públicos e a indistinta colaboração dos contribuintes do município.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Taquaritinga

Fotos Leandro Mira - Texto Tuca Sant'Anna

Vistoria de Consumo
Solicitação de Serviços
Dicas de Economia
Melhorias Sempre
Editais de Licitação
Holerite On Line
Tarifa Água / Esgoto
Sistema de Ouvidoria Pública
© 2006-2020 Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga
Todos os direitos reservados