SAAET prioriza sistema de abastecimento e implanta “modernização sustentável”

Publicada em 20/11/2007

Controle da operação, otimização de melhorias e ampliações no sistema de abastecimento de água compõem o processo de modernização sustentável.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga (SAAET), dirigido pelo engenheiro Manoel Silveira Bueno, não deixa de olhar para o futuro em suas atividades cotidianas. O objetivo da autarquia, embasada na seriedade implementada pela administração Paulo Delgado – Dr. José Maria, é de adequar o sistema de abastecimento e implantar uma “modernização sustentável” no setor.

Esse projeto, de acordo com o diretor do SAAET, mesmo com o crescimento populacional, permitirá o aumento da oferta de água tratada na rede de distribuição. Para isso, a autarquia contratou (através de licitação) uma empresa de engenharia que vem desenvolvendo estudos e concebendo projetos que visam o controle da operação, a otimização de melhorias e ampliações no sistema de abastecimento de água, composto por poços artesianos e estação de tratamento.

O projeto está começando pelo Bairro Talavasso e pela Vila São Sebastião, onde já foi instalado novo e moderno reservatório elevado. No Talavasso, o SAAET conta com o Centro de Adução e Distribuição “Langley Pônzio”, com 24 metros de altura, que já tem capacidade para 230 mil litros do precioso líquido. Segundo o engenheiro Manoel Bueno, “todos os reservatórios, inclusive dos bairros, serão analisados e adequados, permitindo uma redução de 20% nos gastos com energia elétrica e acréscimo do volume diário a ser disponibilizado em 20%”. Com os projetos de ampliação e melhorias de rede no SAAET também haverá uma redução de gasto com insumos (produtos químicos para tratamento) da ordem de 15%.

Além do estudo de reserva técnica no abastecimento para 24h, Manoel Bueno pretende implantar na autarquia de um cadastro de rede, setorização de abastecimento (colocando registros e válvulas onde necessários) e ensaios hidráulicos (com medição de vazão e pressão). Com esses estudos aprofundados (que inclui pinturas em todos os reservatórios elevados), os benefícios já começam a ser vistos no SAAET: “as tarifas de água terão maior estabilidade”, garante o diretor. Tudo isso está sendo possível, conforme ele, graças a imprescindível colaboração dos contribuintes e dos próprios funcionários, que têm trabalhado muito e começam a ser mais valorizados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Taquaritinga
Texto: Tuca Santana
Fotos: Leandro Mira

Vistoria de Consumo
Solicitação de Serviços
Dicas de Economia
Melhorias Sempre
Editais de Licitação
Holerite On Line
Tarifa Água / Esgoto
Sistema de Ouvidoria Pública
© 2006-2020 Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga
Todos os direitos reservados